Você realmente quer emagrecer?

Share

Olá!

Hoje continuamos com a série sobre Dieta, Emagracimento e Saúde, tratando de um assunto muito importante antes de começar qualquer dieta: Você realmente quer emagrecer?

Antes de iniciarmos o assunto propriamente dito, devemos fazer uma introdução ao assunto e mostrar a você leitor algumas importantes informações.

O Brasil está subindo no ranking dos países com maior população obesa do mundo. Atualmente, os Estados Unidos estão entre os dez primeiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade um dos principais problemas de saúde pública do mundo.

O que todos já devem saber é que a obesidade causa uma série de distúrbios no organismo. Distúrbios, ou ainda, patologias, como o diabetes, a hipertensão, um aumento no risco acidente vascular cerebral (AVC), aumento a propensão a ataques cardíacos, são só alguns dos males relacionados à obesidade. Certo! Disso cremos que a maioria das pessoas sabem. Mas então, por que o índice de obesidade é tão grande no Brasil e até mesmo nos Estados Unidos? Bom! Não podemos afirmar muita coisa, mas o hábito alimentar e de vida dizem muito sobre a saúde da população. E o interessante é observar que cerca de 1/3 de toda a população obesa do mundo se encontra em países desenvolvidos.

Para muitos, a gula é o problema, para outros, a falta de tempo para preparar uma comida saudável. Tanto um quanto outro, se alimentam mal. Os gulosos acabam exagerando, geralmente, nos deliciosos doces – bolos, biscoitos, bombons, etc. – enquanto os que não contam com muito tempo, acabam fazendo lanches no horário das refeições ou então restringem-se aos fast-foods, que oferecem alimentos normalmente, ricos em gorduras saturadas, muitos carboidratos simples e poucas vitaminas, minerais e fibras. É claro que há exceções, porém a grande maioria dos fast-foods se baseia no princípio do sabor delicioso sem se preocupar muito com o quesito qualidade.

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer: “você é o que você come”. Pois bem, parte disso é muito verdadeira. Os alimentos transferem sua energia para o nosso corpo, suas propriedades. Se consumirmos alimentos ruins, nosso corpo tende a ficar ruim, entretanto, se consumimos alimentos bons, nosso corpo tende a ficar bom. Cuidar da alimentação é vital para possuir uma boa saúde, muito mais disposição e também para alcançar a forma física desejada com o auxílio de exercícios.

A primeira Grande Dica

Antes de iniciar uma dieta, ou começar a tomar produtos que se dizem emagrecedores, preste atenção.

Você deve querer emagrecer!

Quantos casos vemos de pessoas que fazem de tudo para emagrecer, mas não emagrecem. Ora, o que acontece é que muitas pessoas querem tomar uma pílula milagrosa e perder peso, sem ao menos cuidar melhor de sua alimentação e fazer uma atividade física. Infelizmente, a tecnologia de alimentos ainda não chegou a esse ponto. Não se iluda pensando que tomar uma série de “emagrecedores” fará você perder peso de maneira fácil.

A primeira dica entra nesse ponto. Quem quer emagrecer, emagrece. O primeiro passo para você amiga, ou amigo leitor, que deseja realmente perder peso é ser determinado suficiente para alcançar esse objetivo. Emagrecer na maioria das vezes não é fácil; exige esforço. Por isso, essa dica: Queira emagrecer. Olhe-se no espelho e se questione, pergunte a si: Eu realmente quero emagrecer? Sim? E então estou disposto (a) a sacrificar meu tempo praticando um exercício físico, preparando um suco, uma salada ou uma comida colorida e saudável? Estou disposto (a) a abrir mão das guloseimas e passar a restringir o consumo de alimentos gordurosos?

Pare e reflita sobre isto antes de iniciar qualquer dieta. De nada adianta começar uma dieta tentando se enganar, fingindo que está se sacrificando para alcançar sua meta se sua meta é fraca. Digamos que um pouco de ambição, muita força de vontade e muita, mas muita disciplina são necessários para que você alcance este objetivo.

Mas não tema, caros amigos e amigas. Depois de começar a ter hábitos de vida mais saudáveis, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas, eu garanto que você nunca mais vai querer voltar à velha vida sedentária e de péssimos hábitos alimentares.

No próximo artigo continuaremos com um bate papo sobre dieta e emagrecimento, e daremos outra dica.

Abraço a todos e disciplina!

(Visited 997 times, 1 visits today)
Share

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>