Você consome batata salsa?

Share

Muita gente conhece a batata salsa como mandioquinha, mandioquinha-salsa, batata baroa ou cenoura amarela, mas ela é aquela batata bem amarelinha, comprida no formato de uma cenoura gordinha, que cozinha super rápido e é deliciosa!

Nesta época de frio ela é principalmente usada para fazer cremes e sopas, mas ela também pode ser usada em diversos outros pratos, como nós consumimos muito aqui em casa resolvi dar uma pesquisada para ver quais são suas propriedades nutricionais.

As propriedades nutricionais

Ela é rica em vitaminas, principalmente as  do complexo B, (niacina, tiamina, riboflavina e piridoxina) , C e tem betacorateno, pró vitamina A. E também em minerais, como o cálcio, fósforo, magnésio e ferro. 100 gramas de batata salsa consumida todos os dias supre as necessidades diárias dessas vitaminas e minerais para crianças, idosos e pessoas convalescentes.

Indicações

Altamente recomendada para a alimentação infantil, pois seu amido tem alta digestibilidade, e também para idosos e pessoas doentes. Seu amido é livre de antinutrientes, e é recomendada também para atletas que tenham grande queima de calorias em seus treinos, já que é rica em carboidratos.

Também é energética, graças a seu amido. Seu alto teor de cálcio é ótimo para a formação de ossos e dentes, principalmente indicadas para crianças, e para prevenir a osteoporose e doenças relacionadas à falta desse mineral.

Seu valor calórico é de aproximadamente 125 Kcal para cada 100 gramas, e seu índice glicêmico é moderadamente alto, sendo menor que a batata comum cozida.

Como consumir

Existem muitas formas de consumir a batata baroa, sendo as mais conhecidas como purê, sopas, cremes, acompanhando carnes, peixes, pode ser cozida com outros legumes, no preparo de pães, bolinhos, suflês, papinha de bebê, etc.

Aqui em casa particularmente usamos ela no lugar da batata comum ou do inhame no caldo verde, ou acompanhando outros legumes cozidos no vapor, ou então em um delicioso purê de batata salsa. Todos adoram!

Vamos colocar na newsletter algumas receitas com essa delícia!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 12.059 times, 1 visits today)
Share

2 Comments

  1. Eu gosto muito de batata salsa, aqui em Portugal tem o nome de batata doce.
    Não sabia que era uma fonte de cálcio, magnésio e vitamina C.
    Artigo interessante.

    • Batata baroa, batata yacon ou mandioquinha, não é a mesma coisa que batata doce. Nem sequer pertencem à mesma família biológica. Apenas têm em comum serem tubérculos (como a batata normal) e como tal uma forma semelhante.
      Muito menos tem a ver com xerovia (pastinaca) como muitos por aí dizem, pois xerovia é uma raiz, da família do nabo e da cenoura.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>