Você conhece Gérmen de Trigo?

Share

Gérmen de TrigoO gérmen do trigo é o embrião do grão do trigo. É a pequena parte que permite a semente brotar. Essa parte é chamada de gérmen ou germe.

Por ser uma parte vital para o desenvolvimento da planta, o gérmen é rico em diversos nutrientes, entre eles destacam-se as vitaminas do complexo B, a vitamina E, ácido fólico, fósforo e ainda contém gorduras benéficas ao nosso organismo.

Propriedades do Gérmen de trigo

O gérmen de trigo pode ser considerado uma excelente fonte de vitamina E. Essa vitamina é uma das vitaminas antioxidantes, que auxilia no combate aos radicais livres, contribuindo para reduzir a velocidade de envelhecimento dos vasos sanguíneos, o que proporciona uma maior longevidade do sistema circulatório e, conseqüentemente, uma vida mais saudável.

Outro importante atributo deste alimento é o fato de ser rico em vitaminas do complexo B, que são essenciais para desintoxicação do corpo e auxiliam no aumento da disposição.

O Gérmen de Trigo como auxiliar no combate a diabetes

Além disso, estudos indicam que a presença da vitamina E em conjunto com a vitamina B1 – naturalmente presentes no gérmen do trigo – podem reduzir os níveis de açúcares do sangue, ajudando pessoas que sofrem com o diabetes a controlar o nível de glicemia. Entretanto, é bom lembrar que a medicação não deve substituída ou abandonada simplesmente, para isso deve-se sempre consultar o médico. O gérmen de trigo pode complementar sua alimentação.

Quais as formas disponíveis e como consumir

Existem algumas formas disponíveis do gérmen de trigo. Uma delas, tipicamente encontrada em casas de produtos naturais, é o gérmen de trigo tostado. Trata-se de uma espécie de farelo de trigo de uma cor amarelada e com aroma bem característico. O gérmen de trigo tostado é normalmente acrescentado na ração humana devido as suas importantes propriedades. Pode ser consumido diariamente na dose de uma colher de sopa cheia junto ao iogurte, frutas ou sobremesas.

Outra forma muito encontrada é o óleo de gérmen de trigo. Esse óleo é prensado a frio, o que conserva as propriedades do alimento. Comumente, encontra-se diversas marcas do óleo de gérmen de trigo em cápsulas. Essas devem ser ingeridas de acordo com a recomendação do fabricante, pois a quantidade de miligramas pode variar de um produto ao outro.

Enfim, se você ainda não consome ou não conhece o gérmen de trigo, este pode ser um bom momento para acrescentá-lo ao seu dia-a-dia. Desta forma, você não só estará consumindo um alimento muito saudável, mas também dará um passo em direção a uma vida mais saudável.

(Visited 1.248 times, 1 visits today)
Share

2 Comments

  1. como faco a ração humana em casa

  2. Há que experimentar o gérmen de trigo. Parece-me um produto muito interessante.
    Sandra um abraço

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>