Você conhece a quinoa?

Share

Para quem não conhece, a quinoa (ou quinua) é um grão que já era cultivado no Perú a na Bolívia desde os tempos da civilização Inca. Por sua alta concentração de proteínas e outras propriedades nutritivas esse grão é considerado o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, sendo que até os astronautas da NASA o utilizam em suas dietas  nas viagens espaciais.

As propriedades nutritivas da quinoa

Estudos apontam que as propriedades nutritivas do grão se assemelham às do leite materno, por isso é excelente para ajudar a aumentar o sistema imunológico.

Ela é rica em carboidratos, fibras e proteínas, sendo que contém 18 aminoácidos, entre eles a metionina e a lisina, que são responsáveis pela formação da proteína completa, o que acontece normalmente nos alimentos de origem animal e não no vegetal, e esses dois aminoácidos em especial ajudam no desenvolvimento da inteligência, memória e reflexos.

Na quinoa é também encontrado o aminoácido triptofano, que está ligado à produção da serotonina, um neurotransmissor que provê a sensação de felicidade e bem estar.

Além dos 18 aminoácidos a quinoa também possui as vitaminas A, B1, B2, B3B6, C e E, e os minerais magnésio, zinco, cálcio, fósforo, manganês e ferro, e os ômegas 3 e 6.

A quinoa ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a tratar e prevenir problemas urinários, osteoporose, diabetes, anemia e depressão. Como não contém glúten ela é indicada para celíacos. Por ser livre de gorduras saturadas e colesterol é excelente para prevenir doenças cardiovasculares.

Ela ajuda a emagrecer

Uma das inúmeras vantagens do consumo da quinoa é que ela ajuda a normalizar o sobe e desce de açúcar no sangue,  pois contém carboidratos que são absorvidos mais lentamente, trazendo assim a sensação de saciedade. E mantendo a fome e a gula longe!

Onde encontrar e como consumir

A quinoa já pode ser encontrada em supermercados, ou então é vendida a granel em casas de produtos naturais nas formas de graõs, farinha ou flocos.

Os grãos podem ser cozinhados como o arroz, mas com menos tempo de cozimento, pois os grãozinhos cozinham rápido. Também pode-se acrescentar os grãos de quinoa em bolinhos, saladas, legumes, cuscuz, não esqueça de lavá-los antes, para tirar o gosto amargo da casca.

Os flocos podem ser consumidos como a aveia, no café da manhã ou em receitas de biscoitos ou bolos. Também é parte dos ingredientes da famosa ração humana, que já trouxemos aqui no blog.

Já a farinha pode ser usada no preparo de panquecas, pães, tortas, bolos, como outra farinha qualquer.

A quinoa possui um cheiro um pouco forte, bem característico. Mas pode ser perfeitamente consumida por qualquer pessoa, e deve ser incorporada na sua dieta saudável.

Um abraço e até a próxima!

(Visited 275 times, 1 visits today)
Share

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>