Uma erva medicinal que ajuda no emagrecimento

Share

Continuamos a tratar sobre as ervas medicinais. Desta vez falaremos sobre uma planta que ainda está na moda. Trata-se de uma flor de cor arroxeada, cujo arbusto pode atingir cerca de três metros de altura. Já descobriu de qual planta estamos falando? Sim, o hibiscus, ou então hibisco.

 

Hibiscus / hibisco

Se você está procurando um chá que auxilie no emagrecimento e você não é fã do chá verde ou chá branco, aí está uma boa opção. Há quem adore e quem deteste o sabor azedinho do hibisco, entretanto, percebe-se que o sabor desta planta agrada muitos mais paladares do que o sabor amargo do chá verde.

Uma observação a respeito da espécie da planta deve ser feita. Cuidado para não confundir este hibisco com aquele, comum dos jardins, conhecido como hibisco-da-china ou então de rosa-sinensis. O hibisco de que estamos falando é uma das tantas espécies existentes, o hibiscus sabdariffa.

O chá feito com as flores do hibisco provoca efeitos que promovem o emagrecimento do corpo. Uma vez que o chá é diurético, auxilia o corpo a desinchar, pois faz com que os líquidos retidos sejam excretados, principalmente através da urina. Além disso, o chá facilita a digestão e ajuda a regularizar o trânsito intestinal, devido seu leve efeito laxativo – nada como o sene – e ainda impede que parte dos carboidratos e gorduras sejam absorvidos pelo intestino.

Outra vantagem do chá de hibisco é que, assim como o chá verde, este é rico em substâncias antioxidantes, como a vitamina C, o que mantém as células protegidas contra os radicais livres. Por ser diurético, o hibisco também auxilia a reduzir a pressão arterial e ainda ativa o metabolismo, auxiliando a queima mais rápida de gorduras.

Como preparar o chá

Para 1 litro de água deve-se utilizar uma colher de sopa cheia das flores. Ferva por cinco minutos, em seguida abafe a mistura e deixe descansar por 10 minutos. Esse chá pode ser consumido frio ou quente. Para se obter efeitos emagrecedores, o chá deve ser consumido quatro vezes ao dia, preferencialmente, entre as refeições.

Você pode preparar um litro do chá de hibisco pela manhã, armazenar o líquido em uma jarra ou garrafa térmica e consumir durante o dia. Entretanto, não deixe para consumir no outro dia.

Suco com hibisco

Para o verão você também pode preparar um suco com o hibisco. Basta levar ao liquidificador cerca de 50 ml do chá de hibisco já frio, 100 ml de água fria ou gelada, 6 morangos e duas folinhas de hortelã frescas. Bata tudo e delicie-se com uma bebida diurética e antioxidante.

Uma dica

Para você que está iniciando sua dieta de emagrecimento vale uma dica. Acrescente em sua dieta o chá, se não se adaptar ao de hibisco, utilize o chá verde ou o chá branco. Você pode consumir uma xícara de chá de hibisco entre as refeições. Após seu almoço, por exemplo, pode beber o chá, até porque auxilia a digestão. Há diversas plantas que podem ser utilizadas, entretanto, é aconselhado o uso do chá verde ou então do hibisco, pois agem de maneira muito eficaz, e até onde se sabe, não apresentam riscos para a saúde.

É importante somente que as mulheres grávidas, as lactantes e crianças sempre consultem um médico ou nutricionista antes de fazerem uso dos chás.  Além disso, para aqueles que sofrem com hipertensão é melhor optar pelo hibisco, uma vez que o chá verde possui cafeína, o que pode elevar a pressão arterial e causar taquicardia.

Lembrem-se sempre que, por mais natural que sejam as plantas, estas devem ser consumidas com cautela, nunca exagerando nas proporções de plantas e água e fazer uso por tempo prolongado demais.

Mais uma valiosa dica

Agora lhe damos uma dica importante para se prevenir dos “venenos”. Fuja do modismo. Muitas pesquisas são feitas analisando os benefícios de determinada espécie de planta, porém seu potencial efeito maléfico em longo prazo ainda não foi estudado. Por isso, procure não seguir a moda. A cada dia é lançado um produto novo no mercado; ou então é descoberta uma nova planta milagrosa que emagrece. Cuidado! É justamente aí que “mora o perigo”. Aguarde um tempo até que mais pesquisas sejam feitas e se comprovem os efeitos benéficos da planta. Pense primeiro em sua segurança, afinal, é a sua saúde que está em risco.

Até o próximo artigo!

(Visited 1.103 times, 1 visits today)
Share

1 Comment

  1. Adorei esse site! Gostei bastante dessa dica sobre esse chá, já tomo o chá verde a alguns meses e tenho resultados mas, vou experimentar o hibisco.
    Estou em um processo de emagrecimento, comecei a malhar tem 7 meses e já emagreci quase 9 kg.
    Sempre procuro ler alguns assuntos sobre emagrecimento para ter mais incentivo. Na medida do possível divulgarei este site, pois me senti incentivada a continuar uma alimentação saudável. Parabéns a(s) pessoa(s) que elaboram os textos, muito bons!

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>