Fumar é egoísmo!

Share

Quem quer ter uma alimentação saudável e uma vida longa e cheia de energia deve, antes de tudo, largar os vícios, sejam eles quais for, drogas, álcool, chocolate, coca-cola, qualquer um, mas um que eu vejo como o pior de todos é o cigarro. Ele pode não ter os efeitos tão devastadores a curto prazo como uma droga sintética, mas é o vício mais nojento, doente e egoísta que conheço! E eu hoje vou aproveitar o blog para fazer um manifesto, nada como um lugar que fala de saúde para falar : “Pare de fumar!!!”.

Todos já sabem que fumar causa câncer, doenças respiratórias, dependência e muitas outras coisas, mas falar isso já não adianta nada, não acha? Se adiantasse as pessoas já teriam parado de fumar a muito tempo. Mas quem fuma é egoísta, quem fuma não está nem aí para quem está do seu lado, seja um estranho, colega de trabalho ou familiar.

Porque eu digo isso? Porque penso da seguinte forma: se a pessoa não gosta de sua própria vida, e quer acabar com ela (cedo ou tarde), então beba, use drogas, se empanturre de chocolate, beba coca-cola ao invés de água, sei lá, faça qualquer coisa, mas faça sozinho! Não contamine ninguém com seu vício! Não saia lançando fumaça na cara dos outros!!!

Não sei se quem fuma liga, mas para quem não fuma é horrível ficar ao lado de um egoísta fumante. Eles jogam para o ar aquela fumaça nojenta e a gente tem que aguentar! Não se importam se o lugar é aberto, é fechado, se é dentro ou fora de casa, no ponto de ônibus, se tem crianças perto. Já viu ato mais egoísta do que uma mãe fumando ao lado de seu filho?? Ou de alguém esperando o ônibus no ponto cheio de gente, e fumando? Quer coisa pior? Fumar na praia, ou no parque! Onde já se viu??? Não é meio contraditório???

Sim, agora temos uma lei (pelo menos no estado de São Paulo), que proíbe de se fumar dentro de ambientes fechados (graças a Deus!!), mas acho que deveria ser proibido de fumar em qualquer ambiente público! Ninguém é obrigado a ser fumante passivo!! Ser fumante passivo causa os mesmos problemas que um ativo!! É um absurdo nós termos que aguentar isso, e colocar nossa saúde em risco, não é?

Mas, não bastasse tudo isso, ainda tem mais alguns inconvenientes que os fumantes tem. Nunca esteve em uma sala fechada e de repente entra uma pessoa que acabou de dar uma fumadinha lá fora? É incrível como o cheiro contamina o ambiente todo, mesmo ela já tendo fumado. As pessoas que fumam fedem! E não é só o hálito, é o corpo todo que exala um cheiro nojento! Será que elas não percebem? Imagine que você saiu despreparado de casa ou esqueceu o desodorante e teve que fazer alguma atividade física e o desodorante ‘venceu’? Quem nunca passou por isso? É muito chato, você sente seu cheiro, e as pessoas também. Agora, fico imaginando, será que os fumantes não percebem que fedem? Acho que não né?

Outra coisa que eles tem, não bastasse o hálito de dragão, são os dentes e dedos pretos! Quem é que gosta de falar com uma pessoa que além de feder tem dentes e mãos amareladas (isso quando não pretas), de tanto fumar e segurar o cigarrinho? Que garota que quer namorar com alguém assim? O problema é que as pessoas que convivem com esses fumantes acham anti-social falar para eles que eles tem esses ‘probleminhas’.

Falar também é um problema, tem pessoas que de tanto fumarem a vida inteira, tem a voz rouca, e falar com alguém rouco é horrível, irritante, eu pelo menos acho, mas a rouquidão de um fumante é pior ainda!

Não basta tudo isso? Tem ainda a questão ambiental, alguém já viu algum fumante jogar o resto do cigarro no lixo?! São raros! As ruas são cheias de bitucas, quer coisa mais mal educada do que isso??

Este post é um manifesto, se você quer continuar matando seu corpo aos poucos, se gosta disso e quer morrer logo, tudo bem, a escolha é sua, mas por favor, respeite os outros!! Seja menos egoísta, pense em seus filhos, esposa/esposo, vizinhos, colegas de trabalho que amam suas vidas e não tem obrigação nenhuma de aguentar a sua fumaça! Ninguém merece estar no conforto de seu lar e de repente entrar aquele cheiro horrível de cigarro! Quer fumar? Se tranque num banheiro fechado e fique lá respirando a fumaça!

O que eu mais gostaria é que todos parassem de fumar, existem muitas alternativas, é só procurar, a primeira é trocar a alimentação para uma alimentação saudável, não acho que ninguém que tenha muita força de vontade e ajuda da família e dos amigos não consiga. Meu avô fumou por 60 anos, quando o médico disse que ou ele parava ou ele morria, ele escolheu viver. Parou completamente, do dia para a noite a quase 10 anos, e está lá, com todas as consequências do fumo em sua vida, mas vivo!

Pense nisso! Pare de fumar! Se não for por você, faça por quem você ama!!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 249 times, 1 visits today)
Share

4 Comments

  1. OI! Adorei o post sobre cigarros. Eu fumei por 6 anos e meio e digo sem sombra de dúvidas que parar de fumar foi a MELHOR COISA QUE FIZ na minha vida! Resolvi para de uma hora pra outra e deu certo! Hoje faz praticamente um ano que não fumo e não sinto a mínima vontade de voltar, muito pelo contrário, o cheiro do cigarro me da ânsia. Depois de para, consegui ter fôlego para correr e hoje corro praticamente todos os dias. Com isso emagreci, melhorei minha saúde e meu corpo e principalmente minha auto estima! Por isso recomendo a qualquer fumante: TROQUE O CIGARRO POR UM ESPORTE! E pra quem acha que parar de fumar engorda, garanto que parei de fumar e não engordei NADA, inclusive emagreci devido as corridas. Pra quem não conseguia correr 2 min., hoje corro por 5km tranquilamente e estou muito feliz! Minha meta agora é aumentar para 10km! Parabéns pelo blog! Sempre leio as dicas de alimentação saudável. Abraços

  2. Sandra,
    adorei! acho este post bem forte e persuasivo para que as pessoas que ainda fumam deixem de fumar.
    É que fumar faz mesmo mal!
    Parabéns,
    um abraço

  3. Sandra,
    Como ex-fumante que deixou essa maldição há mais de oito anos, quero parabenizá-la por estar conscientizando pessoas que neste momento talvez pensem que não podem parar de fumar justamente por não contarem com artigos como o seu.
    Acrescentaria aos que insistem em continuar com a morte entre os dedos que parem de uma vez, como se arrancassem um dente estragado. Já imaginaram ter um dente estragado e ir ao dentista e arrancá-lo aos pedaços, cada dia um pedacinho? Portanto, parem definitivamente e de uma vez; certamente que não morrerá por isso, muito pelo contrário, experimente apenas por um dia e no outro dia verá o amanhecer de outra forma, respirará melhor, alimentará melhor e verá a vida de um outro ângulo.
    Parabéns novamente, Sandra, pelo excelente artigo.

  4. A bituca do cigarro, transformou-se em um grave problema ambiental, em especial nos grandes centros. Milhões delas estão espalhadas pelas cidades.
    Aqui em Curitiba, aproximadamente 5 milhões são descartadas diariamente. Pensando no problema a ECOCITY Soluções Ambientais, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO que coleta e recicla o resíduo do cigarro.
    O PROGRAMA , 100% Paranaense, é o único no mundo que atende o ciclo completo da bituca, com a instalação de coletores especiais para bituca, a coleta semanal com logística adequada e a reciclagem com destinação 100% para reutilização no meio ambiente.
    Conheça mais no blog:
    http://www.ecocitybrasil.blogspot.com
    ecocitybrasil@gmail.com

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>