Troque o arroz branco pelo integral e tenha mais saúde!

Share

Deveríamos eliminar de nossa dieta tudo o que é refinado: açúçar, farinha, arroz branco. Tudo o que é industrializado já não faz bem ao nosso organismo, agora o que é refinado é pior ainda! O arroz (assim como o açúçar e a farinha) passam por processos químicos para que fiquem branquinhos e soltinhos, e isso faz com que percam praticamente todas as suas propriedades nutritivas e de quebra ainda contém ingredientes que podem fazer mal.

Os nutrientes do arroz integral

É no germem do arroz que são encontradas as vitaminas, nada menos do que as vitaminas A, B1,B2, B6, B12, C e E além de minerais e fibras, essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas, ao refinar o arroz e deixar ele branquinho, quase tudo isso é perdido, as quantidades que sobram são ínfimas!

Ao retirar essa pele protetora do arroz, retira-se praticamente todas as propriedades nutritivas dele, então ele, ao invés de causar bem, causa mal, como prisão de ventre por exemplo.

A sorte é que ainda encontramos o arroz integral, ele é mais escuro e um pouco mais durinho, isso porque ainda contém o gérmen e todos os nutrientes. Isso inclui todas as vitaminas já citadas acima, proteínas, fibras, ferro, fósforo, cálcio e aminoácidos.

O problema é que muita gente prefere o arroz comum, branco, cheio de glicose, parafina e até talco para ficar branco e soltinho. Já pensou em ingerir parafina em seu almoço? Pois é, por isso eu recomendo que substitua suas refeições de arroz branco pelo integral.

Os tipos

Existem basicamente três tipos de arroz integral: o agulha, que é o mais comum, o cateto e o vermelho. Todos são extremamente saudáveis e cheios de nutrientes. Comendo um arroz assim não ficará com fome na metade da tarde, já que ele é rico em fibras e carboidratos de absorção mais lenta, o que faz com que os níveis de glicose não aumentem rapidamente (ideal para quem tem diabetes e para previni-la) e causa a sensação de saciedade mais prolongada, por isso recomendado para quem quer perder peso. Mas eu recomendo para todo mundo, por suas enormes quantidades de nutrientes.

O problema

Para muitos a desculpa de não consumir o arroz integral é o fato de ele demorar mais para cozinhar, ser mais escuro, mais duro e pasme, menos saboroso. Realmente concordo, que se fizer exatamente da mesma maneira que se faz o branco, ele não fica muito bom e enjoamos fácil. Mas eu descobri uma maneira de prepará-lo que fica uma delícia!

Deixe de molho na água o arroz na noite anterior. No outro dia cozinhe ele com essa água. Enquanto cozinha bata uma cenoura com um copo de água no liquidificador, eu coloco também um caldo de galinha e bato junto, mas se preferir pode usar apenas sal, depois misture a cenoura batida com o arroz e espere cozinhar. Fica saborosíssimo, e muito saudável, além de colorido, seus filhos vão adorar! Pode substituir a cenoura por beterraba ou espinafre. Já pensou sua ceia de Natal colorida e saudável?!

Espero que tenha gostado. Um ótimo Natal!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 567 times, 1 visits today)
Share

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>