Suco de luz do sol: já fez o seu hoje?

Share

Você deve estar se perguntando, como que se faz suco de luz do sol?! Mas não é nada disso, ninguém vai pegar os raios de sol e transformá-los em suco, pelo menos não no sentido literal da palavra. Suco de luz do sol é o nome dado a um suco muito especial, que desintoxica e nutre o organismo, e já mudou a vida de muitas pessoas ao redor do mundo, mas principalmente aqui no Brasil, já que foi desenvolvido pela professora Ana Branco, da PUC-RJ.

O que é o suco?

Esse suco é feito a partir de vegetais, folhas, hortaliças e sementes germinadas de girassol, por isso seu nome, já que o girassol é a planta que mais absorve a luz solar, e suas sementes são cheinhas dessa luz! Como ele é feito com folhas, possui clorofila, e a clorofila é um elemento que tem acesso muito rápido a nossa corrente sanguínea, favorecendo a alcalinização do sangue, o que por sua vez nos deixa livres de doenças e promove a saúde.

A clorofila

A clorofila aumenta o sistema imunológico, tem influências benéficas sobre o metabolismo, a respiração, a ação hormonal e na nutrição. Além disso ela aumenta as células vermelhas do sangue, evitando a anemia, fornece ferro, desintoxica o organismo, purifica o fígado, reduz a taxa de açúcar no sangue, combate inflamações das amídalas, revitaliza o sistema vascular, elimina odores do corpo, entre outros fantásticos benefícios.

O que vai

O suco de luz do sol é feito basicamente de raízes, legumes, folhas verdes, sementes de girassol gerninadas e maçã para adoçar. É importante que a única fruta que pode ser usada é a maçã, pois é a única fruta que combina com as folhas. Também pode ser usado o suco de meio limão, para potencializar a absorção dos nutrientes dos outros ingredientes. Não vai nem açúcar, nem adoçante, nem mel ou qualquer outro tipo de adoçante, e garanto, é uma delícia!

A receita básica

O suco de luz do sol deve ter obrigatoriamente uma raíz como cenoura, beterraba ou inhame, um legume como pepino, abóbora ou chuchu, folhas verdes como couve manteiga, acelga, espinafre, alface, almeirão, etc, várias maçãs (é a maçã que vai deixar o suco doce, no começo é preciso colocar várias maçãs para se adaptar com gosto do suco), sementes de girassol germinadas (podem ser com ou sem casca, aprenda a germinar no artigo Já ouviu falar de sementes germinadas?), e o suco de um limão para potencializar a alcalinização do sangue e a absorção dos nutrientes. É permitido também colocar ervas aromáticas como hortelã, menta, capim limão e folhas de árvores frutíferas como maracujá e pitanga. Também pode-se substituir as folhas verdes pelas folhas da cenoura, beterraba ou do brócolis e da couve flor.

O que é preciso para fazer o suco?

Além dos ingredientes maduros e saborosos, é preciso um liquidificador e uma panela furada, que é um coador de voal, ou um coador de tecido. No suco de luz do sol não vai água, apenas é extraído o néctar dos ingredientes, a água estruturada que eles possuem.

Como fazer

O suco de luz do sol deve ter planejamento para ser feito. Ou seja, no dia anterior é preciso colocar as sementes para germinar, caso seja as pepitas de girassol, se for o girassol com casca, deve ser colocados de molho dois dias antes de fazer o suco. Eu coloco as sementes na água num dia de meio dia, tiro a noite, e molho de 8 em 8 horas até o dia de fazer o suco, ou seja, começo o processo no domingo para ter as sementes germinadas na terça de manhã. Use meia xícara de pepitas ou uma xícara de girassol com casca.

Comece lavando os ingredientes que são utilizados com a casca, como a maçã (duas a três) e o pepino (um), e as folhas (duas de couve manteiga, ou o equivalente das outras). Descasque e pique os outros como a cenoura (uma), o inhame (um grande ou dois pequenos) ou a beterraba (uma pequena ou meia grande). Pique a maçã e coloque no liquidificador. Use o pepino ou a cenoura como socador para extrair o suco dos vegetais, já que não vai água. O suco é feito com o liquidificador aberto. Depois que virar uma pasta, coloque as folhas, as sementes, as ervas aromáticas (opcional) e o suco do limão. Não se assuste, pois mais parece uma papa do que um suco, mas é assim mesmo. Deixe bater por mais um tempo e desligue, coloque a panela furada em uma bacia e coe o suco, agora sim, tem um suco que tem todos os nutrientes necessários para desintoxicar e nutrir seu organismo!

Lembre-se que no caso é escohido um ingrediente de cada citado acima, o bom disso é que é sempre possível variar os ingredientes. É possível assistir um vídeo de como fazer o suco clicando aqui.

Quando tomar

Como o suco é livre de fibras, ele é perfeito para ser tomado pela manhã em jejum. Só faça sua refeição matinal depois de 20 minutos que tomar o suco. Não esqueça que o suco deve ser tomado imediatamente após ficar pronto, pois ele oxida rapidamente e perde suas propriedades nutritivas. Propriedades essas que serão rapidamente absorvidas pelo organismo.

Se quiser tomar o suco em qualquer outro horário também é possível. Mas aí ele agirá apenas fortalecendo o sistema imunológico, e não desintoxicando. É ideal para pessoas doentes e que precisam fortalecer a imunidade.

O suco emagrece?

O suco por si só não emagrece, mas como ele desintoxica e nutre, você acabará emagrecendo, já que não sentirá mais necessidade de comer porcarias, e na verdade não sentirá fome em horas erradas. É incrível como funciona! Você se sentirá mais nutrido, mais saudável e com muito mais energia.

Por ser livre de fibras, que são necessárias para o bom funcionamento do organismo, ele não substitui refeições, então ele deve ser apenas acrescentado, e não se preocupe, ele não engorda e só faz bem.

Sem desculpas para não tomar o suco

Depois de ler tudo isso você deve estar pensando: “Isso não é para mim”. Pois parece que é difícil de fazer, demorado ou qualquer coisa assim. Não se preocupe, depois que você pega o jeito não vai mais viver sem. Ele não demora, cerca de 10 minutos ele está pronto, os ingredientes não são difíceis de encontrar, não acha pepitas de girassol em sua cidade? Não tem problema, pode comprar as sementes inteiras nas casas que vendem comida para passarinho (tem passarinho na sua cidade não tem?), só não esqueça de lavá-las e escolhê-las antes.

Acha que não vai conseguir tomar por causa do gosto das folhas? Engano seu: o suco é docinho e garanto, delicioso! O problema é porque o suco é verde? Não tem problema, use a beterraba no lugar da cenoura ou do inhame que ele fica cor de rosa, muito apetitoso!

Não sabe germinar as sementes? Se não deu certo da primeira vez, jogue fora e comece de novo, eu mesma tive que jogar fora alguns tantos de girassol até acertar, recomendo que comece com as pepitas, essas não tem erro: 4 horas dentro da água mais 4 fora, estão prontas!

Não tem desculpa: esse suco deve fazer parte da sua vida, ele melhora a saúde de mais pessoas a cada dia, melhorou a minha e eu não vivo mais sem, o bom que os ingredientes são flexíveis então nunca dá para enjoar! Quem quiser saber mais sobre esse suco pode ler o livro da Conceição Trucom Alimentação Desintoxicante, que já citei diversas vezes aqui no blog, nele tem a receita e como preparar as sementes, tudo muito fácil e prático.

Celebre a vida!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 1.207 times, 1 visits today)
Share

4 Comments

  1. Olá, comecei a fazer o suco luz do sol, só que subistiui por uma refeição que é o jantar, pois preciso emagrecer uns 20kilos. Será que dar certo, também estou fazendo caminhadas. De manhã é complicado para eu fazer, meu marido vem do trabalho muito tarde e acabo dormindo muito tarde e de manhã acordo cedo, as vezes não tenho nem seis horas de sono. Posso continuar dessa forma ou não terá efeito???

    • @rute: Olá Rute!
      Como eu disse no artigo, o suco de luz do sol não substitui refeições, pois ele não contém fibras então não sustenta. Ele deve sim ser acrescentado na sua alimentação, não se preocupe que ele não engorda.
      O ideal é que ele seja tomado pela manhã em jejum, assim o processo de desintoxicação de seu organismo será mais rápido e você começará a ver os resultados. Não tome o suco pensando em emagrecer, mas sim em nutrir e curar seu organismo, emagrecimento será só a conseqüência. Entre 6 e 10 horas da manhã é o melhor período para tomar seu suco, pois nesse horário nosso organismo expele as toxinas naturalmente. No jantar você pode acrescentar outros sucos naturais, e reduzir a quantidade de alimentos que come, trocando principalmente por alimentos integrais, quanto mais sucos naturais sem adição de água ou açúcar você consumir durante o dia melhor.
      Em uma semana já começará a ver os resultados: sentirá menos fome, perceberá que seu organismo começará a pedir o que ele quer, ou seja, terá vontade de comer frutas e verduras naturalmente, e não conseguirá comer mais porcarias. Isso aconteceu comigo, e te garanto, é ótimo!
      Emagracer é conseqüência, não se preocupe com isso.
      Lembre-se que suco de luz do sol sem sementes germinadas não é suco de luz do sol. Aconselho que leia o livro alimentação desintoxicante (/leitura-recomendada/) que encontrará muitas outras dicas que irão te ajudar.
      Um abraço!

  2. suco

  3. Tudo bem que o suco é saudável, mas alguém precisa informar o que fazer com os resíduos saudáveis e alimentícios da extração do suco. Quando fiz, tempos atrás, tinha de jogar fora todas aquelas fibras e nutrientes, coisa que, em tempos de escassez ou não, é um desperdício inaceitável. E, mesmo usando-se os resíduos para fazer bolinhos ou juntar a certos alimentos, sempre sobra coisa demais, impossível usá-los todos. Conclusão: é melhor bater no liquidificador alguns legumes, frutas e verduras e tomar esse suco sem coar. Coisa benéfica até, pois está-se ingerindo também as fibras dos vegetais, tão importantes para a saúde.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>