Sabe porquê você deveria comer uma maçã por dia?

Share

maçãs

Todo mundo deveria consumir uma maçã por dia, pelo menos. Essa fruta contém inúmeras propriedades que fazem bem ao organismo, purificam, limpam, previnem doenças, melhoram o trânsito intestinal e também emagrecem.

Comer uma maçã por dia faz baixar o colesterol, previne o diabetes, intestino preso, problemas de pele e gota, retarda o envelhecimento, pois é antioxidante, depura o sangue, limpa o fígado, ajuda a eliminar substâncias tóxicas do corpo, como metais pesados, são ricas em vitaminas e minerais como vitaminas B1, B2, niacina, potássio, ferro e fósforo. Também previnem infecções de garganta e fazem com que o sono seja tranqüilo.

Graças as propriedades antioxidantes dessa fruta, a quercetina e os flavonóides, ela é indicada para a prevenção de colesterol, doenças cardíacas, câncer e também é ótima contra a gripe.

Ela ajuda a emagrecer

A maçã contém pectina, uma fibra que ajuda a segurar a fome e a reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, fazendo com que o corpo estoque menos gordura. Consumir uma maçã 20 minutos antes das refeições ajuda a controlar a fome, fazendo você comer menos e consequentemente a emagrecer. Além disso também regula a acidez estomacal, acelera o trânsito intestinal, evita gases e dificulta a absorção de gorduras.

A maçã desidratada

A maçã possui um ácido chamado oxálico, que pode se juntar com outros minerais formando cálculos renais, por isso o consumo da maçã deve ser reduzido para quem tem esses problemas, porém, na sua versão desidratada esse ácido é perdido, podendo ser consumido por quem padece desse mal.

Também para quem não gosta ou não tem tempo de comer maçãs naturais, pode consumir a maçã desidratada. Uma maçã equivale a mais ou menos 20g de maçã desidratada. As frutas desidratadas contém alguns de seus nutrientes mais concentrados do que as frutas in natura, no caso da maçã são o alto teor de fibras e as propriedades antioxidantes que são maximizados na versão desidratada.

Chá de maçã

Para quem é fã de chás o de maçã é ótimo. É calmante, tônico, desinfetante bucal, diurético, antidiarréico e ajuda no sono. Também é bactericida, antiviral, antiinflamatório, melhora o funcionamento do fígado e dissolve o ácido úrico.

Pode ser feito colocando junto canela, que dá um sabor especial. É preparado com a casca e o miolo da maçã, ou a partir da fruta desidratada.

Suco de maçã

O suco da maçã contém os fitonutrientes encontrados na fruta, de forma concentrada. Eles mantém a boa saúde, são indispensáveis a ela. É um poderoso antioxidante, evitando doenças e o envelhecimento precoce.

Prefira fazer seu próprio suco, batendo as maçãs no liquidificador com água, do que os comprados prontos, que são processados, e perdem grande parte de seus nutrientes no processo de pasteurização.

Vinagre de maçã

Extraído da maçã o vinagre é conhecido como coadjuvante na perda de peso. Ele ajuda a regular o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe melhor, queime mais gorduras e faça melhor a digestão dos alimentos. Ajuda o fígado a desintoxicar o organismo, e também possui substâncias como os ácidos málico e o tartárico, que matam as bactérias prejudiciais do intestino.

É rico em fibras que absorvem as gorduras e o colesterol e os fazem ser eliminados pelas fezes. Também tem a pectina da maçã, que ajuda a regularizar o intestino e, como dito antes, a emagrecer.

Ele pode ser encontrado nas versões líquidas e em cápsulas, em casas de produtos naturais.

Fibras de maçã

As fibras da maçã ajudam a regularizar o intestino, reduzir o colesterol, desintoxica o organismo, ajuda a digerir melhor as gorduras, melhoram o metabolismo, assim como o vinagre de maçã. Porém são encontradas na versão a granel além de cápsulas.

Na versão a granel, podem ser misturadas junto com a ração humana e consumida diariamente, sendo mais uma fonte de fibras para a mistura.

Existem várias formas de se consumir a maçã, como pôde ser visto neste post, o que eu aconselho é, que, independente da opção escolhida, não deixe de consumi-la. Verá como se sentirá melhor e com a saúde em dia, e claro, também ajudará na sua dieta de emagrecimento.

Porém aconselho o consumo da fruta in natura, que conterá todos os nutrientes presentes na fruta, sem perder nada por causa dos processos para produzir as outras formas de consumo. Mas prefira as maçãs orgânicas, que são livres de agrotóxicos e pesticidas. Caso não possa consumir a maçã orgânica, consuma-a descascada, pois é na casca que a grande maioria dos produtos químicos usados na produção ficam. Mas é também na casca que se encontram vários nutrientes, que serão perdidos caso ela não seja orgânica.

Um abraço e até a próxima!

(Visited 13.653 times, 1 visits today)
Share

6 Comments

  1. Amo tudo que fala sobre saúde.Gostei muito desse site..Podem mandar mais assuntos,Vou gostar.Tenham um bom dia!!

  2. Fiquei assídua, muito bom site, obrigada pelas dicas tão preciosas.

  3. Olá ! Sou jornalista especializado na área da saúde e Terapeuta Floral e Ortomolecular. Acompanho as novidades deste site, sempre “saboreando” as informações.Muito bom mesmo.

  4. Parabens voces conseguem nos encaminhar para uma melhor qualidade de vida,por favor continuem nos aconselhando,obrigado
    marcio guiss rausis

  5. adorei o assunto sobre a maça

  6. amei estas dicas de frutas e elimentação

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>