Prepare-se para o verão

Share

Com a chegada do verão, muita gente deseja ter uma pele bronzeada para durar toda a estação.  No entanto, é fundamental não exagerar quando o assunto é exposição ao sol, pois o excesso pode trazer prejuízos à saúde da pele. Para alcançar um bronzeamento saudável podemos recorrer à ajuda de alguns nutrientes:

CAROTENÓIDES

Os carotenoides estão presentes em alimentos com pigmentação amarela, laranja ou vermelha. Dos mais de 600 carotenóides conhecidos, o betacaroteno e o licopeno possuem propriedades benéficas para nossa pele.

BETACAROTENO

Potencializa a obtenção do bronzeado, pois é convertido pelo nosso organismo em vitamina A que estimula a produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. Ele não funciona como um bronzeador, apenas auxilia na uniformização do bronzeamento, tornando-o mais aparente e duradouro.  A cenoura é um dos alimentos mais conhecidos por conter essa substância. Batata-doce, damasco, abóbora, beterraba, mamão, manga, brócolis, espinafre, couve, urucum ou colorau também favorecem um bronzeamento mais rápido. Mais atenção: ingeridos em excesso os betacarotenos podem dar à pele uma cor alaranjada indesejável.

LICOPENO

Ao atingir a pele a radiação agride o DNA das células desencadeando o surgimento de manchas, o envelhecimento ou o câncer de pele. O licopeno aumenta a capacidade de resistência cutânea aos raios ultravioletas. Está presente no tomate fresco, melancia, cenoura e mamão.

ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes protegem a pele dos efeitos dos radicais livres e evitam o seu envelhecimento precoce. A vitamina C, encontrada na acerola, limão, kiwi, laranja, couve, morango, e a vitamina E presente na soja, gérmen de trigo, óleos vegetais, frutos secos, castanha-do-pará e avelã são antioxidantes bem conhecidos, porém os flavonóides, presentes nos chás verde e preto, maçãs, cebolas, salsa, berinjela e pimenta, parecem ter uma capacidade ainda maior neste domínio.

O efeito dos antioxidantes é potencializado quando consumidos em associação uns com os outros. Por isso, certifique-se de combinar os flavonóides com vitaminas C, E e minerais como o zinco (frutos do mar, ostras, aves e cereais, nozes) e  selênio (gérmen de trigo, cereais integrais, peixe, levedura de cerveja e nozes).

ÔMEGA 3

O ômega 3, mais conhecido como gordura boa, participa do processo de absorção do betacaroteno e do licopeno, pois são substâncias lipossolúveis, isto é, necessitam da presença de gordura para serem absorvidos. Além disso, o ômega 3 presente na linhaça,  chia e peixes como o salmão e sardinha ajuda a reparar os efeitos nocivos do sol por possuir ação anti-inflamatória.

SUPLEMENTAÇÃO

Atualmente, é possível encontrar as substâncias betacaroteno, licopeno, ômega 3, vitaminas e minerais antioxidante em forma de cápsulas, e podem ser usadas antes e depois do bronzeamento. Essa suplementação é indicada para pessoas com baixo consumo diário desses nutrientes.

No entanto, a melhor maneira de aproveitar os nutrientes é ingeri-los “in natura”, por exemplo, através de sucos.Para garantir um bronzeado mais intenso e duradouro, procure ingerir de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções de verduras, legumes e folhas verdes escuras. A ingestão de água também é fundamental para manter a elasticidade da pele e sua resistência às agressões do sol.

O ideal é incluir esses alimentos no cardápio diário, pelo menos um mês antes de tomar sol, pois os efeitos desejados só aparecem após algumas semanas. Vale lembrar  que o bronzeamento ocorre de acordo com o tipo de pele de cada indivíduo.

Não podemos esquecer que antes de querer uma pele bonita, é mais importante mantê-la saudável, por isso é necessário respeitar o melhor horário para tomar sol e sempre fazer uso do protetor solar.
Agora é só aproveitar o verão.

(Visited 144 times, 1 visits today)
Share

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>