Pólen: Um alimento poderoso e fonte de vida

Share

A cada dia é encontrado um novo alimento que tem incríveis propriedades e é sempre muito importante para a qualidade de vida do ser humano. A descoberta do pólen como suplemento alimentar não é tão recente, mas atualmente é que se tem falado a respeito.

É nas flores que ele está presente e são as abelhas que o extraem e o consomem. O pólen das flores é o poderoso alimento que mantém as abelhas vivas e faz com que toda sua colméia se desenvolva de maneira saudável. O néctar, também extraído das flores, serve como fonte de carboidratos para as abelhas, já o pólen serve como fonte de proteínas e gorduras. Sem o pólen, bastam alguns dias para que toda a colméia morra.

Talvez você já tenha visto uma abelha extraindo o pólen de uma flor. Não é uma cena tão rara de se ver. A abelha pousa na flor e aos poucos junta pequenas bolas que ficam presas, uma em cada pata traseira. O pólen são essas pequenas bolotas. Cada abelha transporta duas bolotas e podem fazer cerca de 80 viagens por dia.

Diferença entre o pólen comum e o pólen apícola

Mas por que devemos consumir o pólen que as abelhas consomem e não diretamente das flores? Consumir o pólen diretamente das flores é diferente de consumir o mesmo pólen carregado pelas abelhas. Para que o pólen seja transportado, as abelhas utilizam sua saliva para fazê-lo ficar preso junto às patas. A saliva das abelhas é rica em enzimas, minerais e vitaminas, e em contato com o pólen o transforma em um alimento ainda mais rico em nutrientes. Este pólen é chamado de pólen apícola. Por isso que o pólen explorado não é diretamente das flores, mas sim aquele as abelhas consomem.

Propriedades nutricionais

No pólen são encontrados todos os aminoácidos, tanto os essenciais para a saúde humana, quanto os não essenciais. Além disso, o pólen também contém lipídios, porém são gorduras boas e com propriedades antioxidantes.  Ainda é rico na três vitaminas antioxidantes A, C e E, e também é riquíssimo em vitaminas do complexo B, contendo as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e colina.

Este alimento ainda contém a vitamina P. O consumo desta vitamina está associado ao fortalecimento de artérias, veias e capilares, sendo importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e também auxiliar na absorção e uso eficiente da vitamina C, impedindo que esta seja destruída pela oxidação – o que auxilia a manter a imunidade contra agentes agressores mais fortalecida.

No pólen são também encontrados oligo-minerais que são aqueles elementos químicos que o corpo humano precisa em quantidades muito pequenas. Alguns oligo-minerais encontrados no pólen são: titânio, níquel, cobalto e silício. Além dos oligo-minerais, há traços dos minerais: ferro, iodo, cobre, zinco, manganês, selênio e molibdênio.

O pólen ainda auxilia as mulheres no período da menopausa, podendo reduzir os sintomas de calorão, devido sua alta taxa de compostos flavonóides. Pode ainda ajudar a combater o colesterol, a anemia, a regular a flora intestinal e a melhorar a oxigenação do sangue.

O consumo

Podemos dizer que o pólen é realmente um alimento poderoso e quase milagroso, dado seus efeitos benéficos sentidos ao longo do tempo com seu consumo diário. A sugestão recomendada diária do pólen é de 5 gramas, o que equivale uma colher de sopa rasa, dada a sua leveza. Pode ser consumido em jejum pela manhã. Podendo tomar seu café da manhã algum tempo após ter consumido.

Onde encontrar / preço

Normalmente se encontra o pólen apícola em casa de produtos naturais ou em farmácias. Acredito que em grandes mercados também esteja disponível para venda. Farmácias vendem em frascos fechados de 20 gramas ou mais. As casas de produtos naturais podem também ter o frasco, ou até mesmo vender a granel, sendo vendido apenas algumas gramas.

O preço do pólen não é tão doce quanto o mel. Normalmente o quilo varia entre 80,00 a 150,00 reais. E acreditem! Depois que saiu uma reportagem em um famoso programa de televisão de uma famosa emissora no ano passado, cheguei a encontrar o pólen por R$ 400,00 o quilo.

O gosto não é dos melhores, mas pelos benefícios que traz a saúde com certeza vale a pena!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 1.929 times, 1 visits today)
Share

2 Comments

  1. É a segunda vez que recebo mensagens de vocês e ambas com orientações saudáveis e caráterinformativo realmente importante para quem tem seu corpo como um templo.

    Alexandre

  2. Faço uso, observo os benefícios e como trato de animais, vou inserir no dia a dia.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>