Os fantásticos benefícios do chá verde

Share

Chá verdeO chá verde é um chá oriental, ainda muito pouco consumido no Brasil, mas já é muito fácil de encontrá-lo em casas de produtos naturais e afins. Este chá é famoso por ser um potente antioxidante, prevenindo doenças como o câncer e doenças cardiovasculares, ajudando na perda de peso, retardando o envelhecimento e prevenindo até doenças de pele. Por causa dele que os orientais tem menos incidência dessas doenças do que nós, ocidentais.

As propriedades

Graças a uma substância chamada catequina, uma sustância funcional, o chá verde ajuda a inibir o crescimento das células cancerígenas no corpo, desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura.

O chá verde  provém de uma planta chamada Camellia sinensis, a mesma do chá preto e do chá branco, das quais as folhas continuam verdes depois de secadas para o preparo do chá. Essas folhas são ricas em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce, doenças como câncer, e até a baixar o colesterol. Também é utilizado em dietas de perda de peso, pois ajuda na queima de calorias.

Além disso também contém vitaminas, como as vitaminas C e B, minerais e cafeína, por isso deve ser evitado de tomá-lo a noite, pois tira o sono. A quantidade de catequinas presentes no chá verde é aproximadamente o dobro da contida no chá preto. É considerado um excelente alimento saudável que age contra os radicais livres.

Como preparar o chá verde

Seu consumo deve ser diário, preferencialmente de pelo menos duas xícaras do chá por dia. Seu sabor é um pouco amargo porém agradável, o segredo é saber prepará-lo. A quantidade de chá deve ser de uma colher de sopa para um litro de água, ferva a água e depois despeje sobre o chá, deixando por alguns minutos, até a água ficar com uma coloração esverdeada. Quanto mais folhas usar mais forte o chá ficará, por isso muita gente diz que não gosta de chá verde. Outra recomendação importante é fazer chá apenas o suficiente para o consumo imediato, ou seja, prepare-o na hora que for consumir. Use uma pitada das folhas para uma xícara que não tem erro.

Não deixe de experimentar consumir o chá verde e colocá-lo definitivamente em sua dieta diária, os benefícios são enormes e sua vida será muito mais saudável.

Um abraço e até a próxima!

(Visited 528 times, 1 visits today)
Share

2 Comments

  1. gostaria de saber se o chá verde vendido em caixa tem as mesmas propriedades do chá “em saquinho”(propriedades anti oxidantes que retardam o envelhecimento e qual a quantidade recomendada à ser consumida

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>