O que a Gelatina tem de bom

Share

GelatinaÉ certo que você algum dia, em sua infância ou na idade adulta, a tenha consumido. São vários os sabores, cores, aromas e formas. A gelatina pode ser uma deliciosa sobremesa após o seu almoço. As crianças, normalmente, adoram. Além disso, é também muito servida aos pacientes em recuperação nos hospitais. Mas afinal, o que a gelatina tem de especial?

É muito interessante debatermos a respeito deste alimento. São várias as pessoas que pensam que a gelatina não serve para muita coisa, que nem apresenta valores nutritivos, porém, se engana quem pensa dessa forma.

A gelatina, tanto aquela em folha, como a em pó, seja natural ou com sabor, é rica em nove aminoácidos essenciais ao organismo humano. Aminoácidos esses que auxiliam na formação de proteínas, e uma delas é a proteína chamada de colágeno. O colágeno é a proteína mais abundante presente no corpo humano, representando algo em torno de 30%. Essa proteína possui função estrutural, constituindo a pele, cartilagens, tendões e ligamentos. Portanto, é fundamentalmente importante.

Ao decorrer de nossa vida, percebemos um pouco da fragilização do colágeno observando o envelhecimento e o aumento da flacidez da pele. Isso é um processo natural que ocorre com o passar dos anos, entretanto é aí que começam os benefícios do consumo diário de gelatina.

Uma pequena dose de gelatina consumida diariamente (cerca de 10g – uma colher de sopa rasa) ajuda a sua pele a manter-se mais firme, ou seja, ajuda a retardar a flacidez. Há muitos estudos que debatem a esse respeito na atualidade, e muitos destes, confirmam essa teoria. Mas os benefícios não param somente com uma pele mais durinha. Algo menos estético, mas muito importante ocorre com os tendões e ligamentos. A partir do consumo da gelatina, é possível manter essas estruturas mais fortalecidas e reforçadas, auxiliando na prevenção de lesões, ou então, na recuperação de lesões que ocorrem nessas partes. Tanto é que hospitais dão muita gelatina aos seus pacientes em recuperação, porque ajuda o organismo a se recuperar.

Formas de apresentação

Você pode encontrar a gelatina em qualquer mercado. São muitas as opções de sabores. Desde uva até frutas cítricas. Fique atento somente para as gelatinas com sabor artificial, pois geralmente apresentam açúcar em sua composição. Por isso se você quer uma gelatina mais light e com sabor, pode procurar as gelatinas zero açúcar, ou diet. Ainda há gelatinas especiais que são adoçadas com stévia. Outra forma comum de se encontrar é gelatina em forma de folha, que normalmente não apresenta sabor. As cápsulas são também muito procuradas, mas o que se aconselha é utilizar o pó, pois é preciso ingerir muitas cápsulas ao dia para se obter a dose diária sugerida.

Mais benefícios da gelatina

A gelatina é hipocalórica, isto é, possui poucas calorias, portanto, é difícil engordar consumindo-a. Para as pessoas que possuem fios de cabelo muito frágeis e até mesmo as unhas, pode ser recomendado o consumo deste alimento (porém somente isso não garante a solução do problema).

Para você que está em regime de emagrecimento e praticando atividades físicas o consumo da gelatina em longo prazo pode ser uma aliada contra a celulite por ajudar a enrijecer a pele, entretanto, seu consumo isolado não possui benefícios para essa finalidade. Também ajuda a reduzir o apetite se consumida antes das refeições por ter a capacidade de se ligar com grande quantidade de água. O que dá um efeito semelhante ao da quitosana, porém sem os benefícios de absorver gorduras.

A Origem

A gelatina tem origem animal. Mais especificamente, origem bovina. É extraída da pele, ossos e cartilagens de bois que são partes ricas em colágeno.

Depois de tantos benefcícios, não é a toa que a gelatina é um dos ingredientes essenciais da ração humana. E você? Já consumiu uma gelatina hoje?

Um abraço e até a próxima!
(Visited 5.257 times, 1 visits today)
Share

8 Comments

  1. não sabia que aa gelatina tinha tantos beneficios para o organismo, amei a matéria, muito boas as materias de alimentação saudavél. bj

  2. nossa não achava que tinha tanto valor.
    vou passar há consumir diariamente!

  3. Sempre gostei de gelatina. Passo a gostar mais porque não conhecia tais e tantos benefícios que ela traz á saúde!!!
    Obrigado pelas dicas Sandra.
    Um abraço

  4. Muito interessante a matéria. Mais gostaria de saber é melhor consumir a gelatina em pó ou o colágeno?

  5. Desde quando a vitamina tem 9 aa essenciais?? Ela não é um alimento de pobre valor biológico??

    Obrigada, tudo de bom.

  6. eu ñ gosto muito dessas coisas enlatadas mas sempre tenho salmão e sardinhas para uma hora de sufoco. uso muito milho de lata tbém, mas nunca uso gelatina. estou indo agora para o supermercado e comprar. gelatina na veia. rsrsrsrsrs grato pela informação

  7. Gelatina*** e não vitamina…

  8. SEI DE TUDO ISSO E FAÇO ASSIM:COMPRO VÁRIAS CXS DA GELATIZA ZERO AÇÚCAR, PREPARO À RAZÃO DE UM COPO E MEIO DE ÁGUA POR CAIXINHAQ, SENDO O MEIO QUENTE E O INTEIRO FRIO.EXEMPLO:PRA DEZ CAIXAS 15 COPOS. AI MISTURO TUDO NUMA VASILHA GRANDE, E COM A CONCHA VOU ENCHENDO COPINHOS PLÁSTICOS( DAQUELES TRANSPARENTES OS QUAIS SÃO A MEDIDA QUE USO TB).PONHO NA GELADEIRA, E CONSUMO DOIS A TRÊS POR DIA, DURINBHA, GELADINHA E EXCELENTE!MINHAS UNHAS NUNCA MAIS DESCACARAM E MEUS CABELOS CRESCEM MAIS RÁPIDO.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention O que a Gelatina tem de bom | Alimentação Saudável -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Sandra Baroni, Alimentação Saudável. Alimentação Saudável said: O que a Gelatina tem …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>