Já ouviu falar de sementes germinadas?

Share

Você já ouviu falar das sementes germinadas? Até pouco tempo atrás eu também não. Na verdade elas são sementes comuns, mas que passam pelo processo de germinação, ou seja, é preciso deixar elas ‘acordarem’ na água por algumas horas e depois esperar que elas comecem a germinar, ou seja, a formar brotinhos, aí elas estão prontas para o consumo.

Mas, qual a vantagem dos germinados?

Por incrível que pareça, a semente na fase de gérmen possui muito mais nutrientes do que a semente ‘adormecida’, e muito mais do que a própria planta e frutos que ela irá gerar! Ela contém muito mais benefícios nutritivos e energéticos! Por exemplo, no caso da semente de trigo, que praticamente contém pouquíssima vitamina C, mas quando germinada passa a ter 600% a mais dessa vitamina!

Além disso, as sementes neste estado são muito mais digeríveis do que o grão normal.  São ricas em vitaminas A, C, do complexo B e E, em ferro, muitas enzimas e proteínas. As proteínas já são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples, as gorduras em ácidos graxos, tudo isso já no gérmen, fazendo com que a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo seja muito mais fácil!

Em dietas vegetarianas, as proteínas dos germinados substituem as proteínas animais.

Quais sementes podem ser germinadas?

Praticamente todas as sementes podem ser germinadas, o que acontece é que algumas vão ter o broto, ou o ‘narizinho’ vai sair para fora da semente, e outras não, como no caso da linhaça e das castanhas e nozes. Sim! Castanhas e nozes podem ser germinadas!

Castanhas, nozes, linhaça, girassol, trigo, arroz, quinoa, gergelim, feijão azuki são apenas alguns exemplos de sementes que podem ser germinadas. Vale observar que o tempo que cada uma demora é diferente.

Como fazer a germinação

O processo de germinar as sementes é muito simples, porém, dependendo da semente, pode ser demorado. Aqui vou explicar como germinar as sementes de girassol, tanto sem quanto com casca. Mas é possível encontrar referências sobre outras sementes em diversos livros e sites da internet.

  • O primeiro passo é lavar e escolher as sementes, não faça muito de cada vez, somente o que vai ser consumido, pois elas estragam muito rápido depois de pronta. Cerca de duas a três colheres de sopa são o suficiente.
  • O segundo passo é deixar a semente de molho em um vidro durante a noite, as pepitas necessitam apenas 4 horas,  por isso é possível fazer no entardecer e deixar de molho até a noite, se quiser os germinados para o outro dia, já girassol em semente leva oito horas de molho. Se passar disso vai fermentar e você perderá suas sementes.
  • O terceiro passo é enxaguar em água corrente e deixar mais o tempo necessário para iniciar a germinação sobre uma peneira. Isso também varia de semente para semente, sendo que para as pepitas de girassol são apenas mais quatro horas, pelo menos, e o girassol com casca mais pelo menos 36 horas. Para você saber se estão prontas, veja se o tamanho do ‘narizinho’ da semente é ainda menor que a semente em si, se passar disso, além de ser mais fácil de aparecerem fungos, as propriedades nutritivas já não são as mesmas. Atente para o aparecimento de fungos, se ver que as sementes mofaram jogue fora!
  • O quarto passo é intercalado com o terceiro, sendo necessário enxaguar com água corrente as sementes na peneira de manhã e  a noite, não enxágue mais do que isso porque elas mofam mais fácil, nem menos, porque elas secam e demoram mais para germinar. As pepitas, como o tempo de aeração é curto, não precisam.

Como usar

Quando suas sementes estiverem prontas pode usá-las junto com saladas, arroz, maionese, leite de sementes e principalmente nos sucos, num post passado falei sobre sucoterapia e disse que os germinados eram parte importantíssima das receitas, eis aqui o porquê.

Existem centenas de receitas em que podem ser utilizadas as sementes germinadas, que além de gostosas saciam a fome, e nutrem o corpo com muita facilidade, ideal para quem precisa turbinar o sistema imunológico. Uma delas é o cuscuz de sementes, ele é feito de sementes germinadas de amêndoas e girassol, fica uma delícia, e você encontra a receita na newsletter 12 do blog, se ainda não assinou assine ali do lado!

Algumas dicas

  • Primeiramente, não desita. Se não conseguir germinar da primeira vez tente de novo, até pegar o jeito. Como eu expliquei acima, estou começando pelas sementes de girassol, que é o principal ingrediente do suco de luz do sol (já ouviu falar? vou apresentar nos próximos posts), e já consegui ‘pegar o jeito’, mas foram várias sementes jogadas fora. As pepitas são mais rápidas e mais fáceis de fazer germinar. Comece por elas!
  • Se for germinar a semente de linhaça, não se assute: ela via uma gosma mesmo, e para usá-la não é preciso enxaguar. Atente para consumir no máximo duas colheres de sopa dessa semente por dia.
  • É muito fácil mofar as sementes, por isso não enxágue muitas vezes no dia e deixe-as em um lugar com luz solar, porém não diretamente ao sol.
  • As castanhas e nozes não brotam, e precisam apenas ser deixadas de molho, assim como a linhaça, que fica de molho apenas quatro horas. As castanhas variam entre quatro e seis horas, dependendo do tipo.
  • Dependendo da semente, da época do ano, e do lugar onde forem compradas elas podem demorar mais ou menos tempo para germinar.

Como disse em outro post, o importante é correr atrás de informações que lhe interessam, damos aqui apenas uma pincelada do que são os germinados, existe muitas outras coisas e também receitas deliciosas que são feitas com eles, algumas vamos colocar na newsletter. Se quiser mais informações sobre as sementes e sucos desintoxicantes, recomendo o livro Alimentação Desintoxicante da Conceição Trucom. Vale a pena a leitura!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 3.785 times, 1 visits today)
Share

6 Comments

  1. ACHEI ESTRE TRABALHO MUITO MARAVILHOSO ,GOSTARIA SEMPRE QUE POSSIVEL ESTAR RECENBENDO NOTICIAS COM BASE NESTE TRABALHO.

    • @CARLOS BRAZ: Olá !
      Para receber as novidades do blog basta assinar a newsletter do formulário aqui na barra lateral direita. É gratuita.
      Um abraço

      • MUITO BOM!!!!!MARAVILHOSO!!!!
        OUVIA FALAR SOBRE ISTO ,POREM ,NADA ME DIZIA PELO FATO DE EU ESTAR SEMPRE VOLTADO PARA DINHEIRO ,DINHEIRO E DINHEIRO!!!HOJE ESTOU CURADO DESTA DESGRAÇA QUE SE CHAMA DINHEIRO E ESTOU DANDO MAIS ATENÇÃO PARA COISAS DESTA NATUREZA …PARABENS..ME ENVIE SEMPRE COISAS ASSIM.
        ATT.
        CARLOS BRAZ

  2. maravilha,tudo que voce publica tenho broblemas com o meus rins provocado por agitaçao asemente de gergelim me aju dou bastante .AGORAvou usar a beterraba eo abacaxi obrigada.

  3. Cheap Fake Oakleys Free Shipping.American famous Cheap Oakleys will launch its new high-definition polarizer (HDPolarized) products in the countrys major retail chains LensCrafters glasses since May 2010. Oakley HD polarizer.Oakley HD polarizer is the perfect combination of high-definition optical performance and high-tech polarized technology, we passed all the tests of the American National Standards Institute, provides unmatched impact protection and 100% UV protection, effective protection of the eyes, with its best optical properties to provide consumers with clearer, sharper, more realistic visual images. At the same time, its breakthrough innovative technology, also effectively protect your eyes from water, snow or reflected light affect the shiny object, it is the best choice for high-brightness, high-glare environments.Fake Oakleys HD polarizer in Oakley opinion, Oakleys Sunglasses and not just a fashion items but rather a necessity.Oakleys Free Shipping pursuit of innovation created a scientific dficulty, sculptural design and a unique style of traditional thinking challenges. Oakley brand has always continued to seek opportunities to win science and technology, art into the principles of packaging, with excellent design, Cheap Fake Oakleys Free Shipping in the world already has more than 600 patents and 800 registered trademarks and become the hottest world-class brand.Cheap Oakleys Glasses products on the concept of revolution that it is the glasses comfortable, practical, artistic fusion of one. Whether it is product design or choice of materials, have been a series of advanced scientific experiments and testing to ensure its comfort and high quality, and a high degree of integration of function and fashion.OAKLEY fashion Simply put, OAKLEY fashion innovation is fascination, is a challenge to all the rules burning passion, our enthusiasm for technological innovation interested in technically demanding and precise requirements so Cheap Fake Oakleys has a unique set of science, art , hard challenge nventional thinking from the cultural heritage, and very persistent.OAKLEY it first with the most advanced sunglasses vice prestigious series to show us this extraordinary enthusiasm. OAKLEY sunglasses are always in the field of science and technology leader, because the use of high technology to make them again and again beyond the limit, and is the worlds leading, athletes engaged in different projects trial tested under all possible imaginable scenario.

  4. Eu estou justamente lendo o livro que vc recomendou, Alimentação Desintoxicante…. e parei aqui para consultar sobre Sementes Germinadas! Obrigada pelo esclarecimento! E realmente, o livro é SHOW!PaulaR

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>