Ganhando massa muscular – o segredo não está somente nos exercícios Parte 2

Share

No artigo passado sobre ganho de massa muscular, foi trazido um fator muito importante, que sem ele não existe como ganhar massa: a atividade física. Na continuação da série  você confere agora os dois outros fatores indispensáveis para construção de músculos: alimentação saudável e balanceada e repouso.

2° fator – Alimentação saudável e balanceada

Somente estimular o aumento da síntese de proteínas com muito exercício físico não garante que você alcançará o resultado desejado. Lembra o que seus pais falavam quando você ainda era criança: “tem que comer bem para ficar forte”. Pois bem, isso não serve somente para crianças. Nutrir seu corpo, isto é, lhe fornecer nutrientes é uma tarefa diária. Todos nos alimentamos diariamente e várias vezes no mesmo dia. Assim como um carro, seu corpo precisa de combustível para dar a partida e para continuar funcionando. O combustível que o corpo humano necessita é a glicose que fica acumulada nos músculos e no fígado em forma de glicogênio muscular e hepático, respectivamente. Quando os estoques estão baixos, você sente o cansaço físico chegando.

Além disso, é indispensável o consumo diário e em doses adequadas de vitaminas e minerais, pois estes nutrientes desempenham inúmeras funções no corpo. Pode um carro fazer a queima da mistura ar-combustível sem a ajuda das velas? Não. É mais ou menos nessa linha em que funcionam as vitaminas e minerais. Outro importantíssimo nutriente: proteínas. Imaginem agora, a lataria do carro e toda a estrutura que o sustenta. Em nosso corpo, poderíamos fazer uma analogia da estrutura do carro com nossos ossos e a lataria com nossa pele e tecidos. As proteínas estão presentes em todo seu corpo. Desde sua pele, até seus órgãos, constituindo inclusive o tecido muscular.

Quando você se alimenta de maneira saudável, seu corpo agradece. Tudo funciona melhor. Quando colocamos uma gasolina de boa qualidade em um carro movido a gasolina, este funciona muito bem, já quando colocamos álcool, ou melhor, etanol, no mesmo carro, o que acontece? Assim também é no nosso corpo, porém de maneira mais complexa. Não precisamos somente da “gasolina”, mas de muitos outros nutrientes.

Ao estimular a síntese protéica a partir da musculação, você necessariamente precisará dar condições ao seu corpo para que este consiga construir a musculatura e isso pode ser alcançado a partir de uma boa alimentação. Um lembrete importante é que quando praticamos atividades físicas intensas, nossa necessidade energética aumenta. Isto quer dizer, de maneira simples, que você precisa comer um pouco mais do que o normal. Porém, comer mais, não significa comer qualquer porcaria, é preciso comer as coisas certas nos horários adequados.

3º fator – repouso

Se exercitar e se alimentar muito bem ainda não é tudo o que seu corpo precisa para desenvolver mais músculos. Ao praticar exercícios de musculação ocorre uma série de micro lesões no tecido muscular. Após o término da atividade física, seu corpo está ávido por nutrientes e descanso e é desse período em diante que o organismo entra em uma intensa batalha para recuperar o tecido machucado. Esse é o momento crucial que poderá definir se você ganhará ou perderá massa muscular. Caso você não se alimente bem e não deixe seu corpo descansar o suficiente, estará forçando ainda mais a musculatura e possivelmente desencadeará um processo de catabolismo (degradação) muscular. Por outro lado, se a alimentação for balanceada e o descanso suficiente seu corpo será capaz de promover o anabolismo (construção) muscular, que é o que você deseja alcançar. Um dos motivos de se treinar um dia sim e um dia não durante a semana, é justamente, para dar o tempo de repouso para que o corpo se recupere.

Eis aí a fórmula para que haja desenvolvimento muscular:

exercício + alimentação adequada + repouso adequado = construção de massa muscular

Pois é isso. Esse é o fundamento. No próximo artigo trataremos sobre um quarto fator que pode influenciar no seu desenvolvimento muscular.

Obs: comer muito + malhar pouco + repousar muito = acúmulo de gorduras.

Um abraço e até a próxima!

(Visited 172 times, 1 visits today)
Share

2 Comments

  1. Em boa hora. Tenho recebido informacoes a respeito de alimentacao e saude.E bom poder contar com quem realmente entende do ramo.Estamos no Outono e nada para fazer.Estou certo que o melhor caminho e para academia e tambem para a aquisicao de mais alimentos importantes para uma boa alimentacao.Obrigado.

  2. sabemos que uma boa alimentção é muito importante para o corpo humano. É por isso que devemos nos cuidar mais da nossa saúde, para que possamos viver uma vida mais saudável. obrigado pelas dicas.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>