Funções e tipos de carboidratos

Share

CraboidratosFalando de uma maneira simples os carboidratos são a fonte de combustível do corpo.  São as fontes primárias de energia utilizadas pelos músculos e pelo cérebro durante todo o tempo e, principalmente, durante as atividades físicas.

Os carboidratos são também chamados de hidratos de carbono, pois são compostos orgânicos que contém carbono, hidrogênio e oxigênio. Outro termo para carboidratos é glicídeos. Esses nutrientes são encontrados em diversos alimentos e são diversos os tipos existentes. Os tipos de carboidratos são: simples e complexos.

Carboidratos Simples

São chamados de açúcares e são monossacarídeos ou dissacarídeos. Normalmente são encontrados em doces e açúcares, entretanto, também estão presentes em frutas, hortaliças e no leite. Os monossacarídeos mais comuns são a glicose, frutose e a galactose.

O primeiro (glicose) é muito presente nas frutas e também é chamada de dextrose, enquanto a frutose é conhecida como açúcar de frutas, pois também está muito presente nelas. A galactose é um monossacarídeo encontrado no leite, fazendo parte da lactose (açúcar do leite).

A partir da combinação de dois monossacarídeos é que surge um dissacarídeo. O grupo dos dissacarídeos incluem a maltose (açúcar do malte), a sacarose (açúcar da cana) e a lactose (açúcar do leite).

É interessante observar que as frutas contém diferentes tipos de açúcares e que todos eles precisam ser transformados em glicose antes de serem utilizados como energia pelo organismo. Quando ingeridos carboidratos simples, estes são rapidamente digeridos, diminuindo o período de saciedade, ou seja, a pessoa sente fome mais rapidamente.

Carboidratos Complexos

Esses são considerados complexos porque são formados quando três ou mais moléculas de glicose se combinam, dando origem a um polissacarídeo. Dois exemplos típicos de polissacarídeos são o amido (das plantas) e o glicogênio (presente nos músculos e fígado). A maltodextrina é um carboidrato muito utilizado pelos atletas como repositor  energético e trata-se de um preparado extraído do amido.

Esses carboidratos por serem complexos são mais lentamente digeridos, o que prolonga o período de saciedade, fazendo a pessoa sentir fome em  intervalos maiores de tempo.
Lembre-se que os carboidratos são indispensáveis na dieta, seja atleta, praticante de atividades físicas ou sedentário. Esses devem constituir de 50 a 60% da ingestão calórica total diária. E cada grama de carboidrato ingerido fornece 4 calorias.

Nos próximos artigos mais sobre os alimentos que nos proporcionam carboidratos. Não perca!

(Visited 12.338 times, 1 visits today)
Share

1 Comment

  1. quais são os melhores alimentos para se levar em uma caminha de 2 dias?
    valeu

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Funções e tipos de carboidratos | Alimentação Saudável -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Sandra Baroni, Alimentação Saudável. Alimentação Saudável said: New blog post: Funções e …
  2. sempreomelhor.com treino,dieta e suplementos comentados - Comparação entre os suplementos mais populares para ganho de massa muscular!... Eu achei seu artigo/post interessante então adicionei um Trackback para …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>