Estratégias de uma alimentação saudável

Estratégias de uma alimentação saudável
Share

Ter uma alimentação saudável não quer dizer viver fazendo dietas ou muito menos ser exageradamente magro. Muito pelo contrário, quer dizer sentir-se melhor, com mais energia e ainda prevenir doenças como o câncer, doenças cardíacas e diabetes. Aprender algumas noções básicas de nutrição e adotá-las da melhor forma possível em sua alimentação, como escolher alimentos que fazem bem a saúde e evitar os que trazem riscos de doenças, trará benefícios a curto e longo prazos.

Estratégias para uma alimentação saudável

Aqui estão algumas dicas para escolher alimentos que beneficiam a saúde e evitar os que causam males, como doenças.

  • Consuma apenas as calorias que vai utilizar: mantenha o equilíbrio entre o que comer e o quanto vai gastar de calorias em atividades físicas durante o dia. Se ingerir demais e não gastá-las, com certeza irá ganhar peso.
  • Coma sempre uma variedade de alimentos: isso quer dizer que deve comer vários tipos de frutas, verduras, cereais que você não costuma comer diariamente.
  • Coma porções moderadas: principalmente de alimentos ricos em calorias. Se for a um restaurante, reparta a porção com um amigo, já que nos últimos tempos o tamanho das porções servidas aumentaram exageradamente.
  • Coma mais frutas, verduras, cereais e legumes: são ricos em carboidratos complexos, vitaminas e minerais, com baixo teor de gorduras e nada de colesterol.
  • Beba mais água: a água é parte vital de uma dieta saudável, ela limpa nossos corpos de toxinas e resíduos, principalmente dos rins e da bexiga.
  • Limite o consumo de açúcar e sal: ambos em excesso fazem mal ao organismo.
  • Não seja radical: não corte todos os alimentos que podem fazer mal a sua saúde, apenas consuma-os menos frequentemente e com moderação.
  • Faça exercícios: se aliar uma dieta mais saudável com a prática de exercícios físicos aumentará ainda mais o bem estar, a energia e a proteção contra doenças do seu corpo.
  • Um passo de cada vez: não queira dar um passo maior que a perna, faça as mudanças gradativamente e se sentirá muito mais confiante.

Outro item importante é que para ter uma alimentação mais saudável é importante ser inteligente na escolha dos alimentos a serem consumidos, escolher alimentos que sejam ao mesmo tempo nutritivos e gostosos é a chave para o sucesso da dieta saudável.

  • Mastigue bem: normalmente com a pressa do dia a dia comemos rápido demais e esquecemos de saborear os alimentos, comece mudando esse mau hábito.
  • Evite desvios de atenção na hora de comer: o ato de comer deve ser considerado um momento especial, não coma assistindo TV, dirigindo, trabalhando ou fazendo qualquer outra atividade que tire sua atenção do que está ingerindo.
  • Coma apenas o suficiente: o ideal é comer devagar, nosso corpo demora um pouco até ser avisado que comemos muito, se comer devagar não comerá mais do que deveria.
  • Dê preferência ao café da manhã e faça várias refeições durante o dia: comer logo pela manhã fará com que seu organismo tenha mais tempo de atividade metabólica para gastar as calorias consumidas do que comer a noite antes de deitar. Fazer várias pequenas refeições é melhor do que fazer apenas três grandes refeições que somos acostumados.

Fazendo as escolhas certas, evitando excessos e comendo várias vezes ao dia farão você se acostumar mais rápido com os hábitos de uma alimentação saudável e com o tempo começará a sentir dos benefícios da mudança.

No próximo artigo: Os Alimentos Funcionais

(Visited 903 times, 1 visits today)
Share

1 Comment

  1. Olá, gostaria de anunciar com vcs, porém o formulário de anúncio está com problemas.. por qual email podemos conversar ?
    Obrigada. Camila.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>