Dieta, Emagrecimento e saúde

Share

Olá, amigos leitores!

Começamos a partir de agora uma série de artigos sobre assuntos muito conhecidos, principalmente pelas mulheres: dieta e emagrecimento. Os artigos serão intercalados junto com os artigos normais do blog.

Com essa série de artigos esperamos fazer com que você entenda um pouco mais sobre o que o faz engordar. Também daremos uma pincelada sobre os produtos chamados de emagrecedores e serão comentados alguns dos produtos muito usados para essa finalidade. E por fim, serão passadas algumas dicas de como entrar em um regime de emagrecimento saudável e sem tantos sacrifícios, porém com disciplina.

O que são calorias

Primeiramente, é importante todos saberem de algo muito simples. Muitas vezes esse termo é utilizado em academias ou mesmo por profissionais da saúde, porém nem todos compreendem seu significado. Estamos falando das famosas calorias.

Caloria é um termo que abrange a quantidade de energia que um alimento possui. Todo alimento, seja de origem vegetal ou animal, provê energia ao organismo. Alguns alimentos, especialmente os ricos em carboidratos, fornecem energia de maneira mais fácil ao corpo devido à simplicidade da estrutura molecular dessas substâncias.

Falando de maneira simples, os carboidratos são mais facilmente convertidos em energia do que as proteínas e as gorduras. Para se ter uma idéia, cada grama de carboidrato ingerido é convertido em 4 Kcal (em nutrição o termo calorias refere-se, na verdade, a quilocalorias – Kcal). As proteínas também fornecem 4 kcal a cada grama, porém de forma mais “cara”, pois é mais difícil para o organismo convertê-las em energia. Já as gorduras fornecem 9 kcal a cada grama ingerida. Logo, podemos dizer que os lipídios, ou seja, as gorduras são mais calóricas do que os carboidratos e proteínas.

Uma importante observação deve ser feita em relação a vitaminas e minerais. Muitas pessoas acreditam que isso engorda, porém não é verdade. Vitaminas e minerais não fornecem energia ao corpo. Somente desempenham papéis importantes no metabolismo e em diversos sistemas do corpo humano.

O balanço energético

Há um termo em nutrição conhecido como balanço energético. Quando falamos nisso, estamos nos referindo à quantidade de calorias. O balanço energético diz que uma pessoa, para estar em equilíbrio, deve consumir uma quantidade diária de calorias igual à quantidade de calorias queimadas diariamente. Isso quer dizer, por exemplo, que se você consome 2000 Kcal por dia, seu corpo deverá queimar 2000 Kcal nesse mesmo dia (considerando também o período de sono, onde há queima de calorias) para que se encontre em equilíbrio energético.

Quando engordamos

Para engordar, basta desequilibrar a “balança” energética. Caso você passe a ingerir mais calorias do que você necessita diariamente, seu corpo tenderá a acumular essa energia consumida a mais em forma de gordura. Essa gordura poderá ser usada posteriormente caso haja necessidade.

Para que isso fique bem claro, vamos dar um exemplo do mundo animal: Quando se aproxima o período de inverno no Canadá, os ursos tendem a comer muito, mas muito mais do que necessitam. Os ursos fazem isso para, justamente, acumular gordura no corpo. Ao chegar o frio extremo do inverno, estes procuram cavernas e entram em um estado chamado de hibernação. É como um sono profundo, onde o seu organismo funciona de maneira lenta. Toda a gordura acumulada antes do inverno serve para manter o urso aquecido e vivo durante sua hibernação.

E para emagrecer…

Se para engordar consumimos mais calorias do que necessitamos, para emagrecer basta fazer ao contrário: consumir menos calorias do que nosso corpo necessita. Isso obriga o organismo a transformar a gordura acumulada em energia.

Ou se caso você prefere continuar ingerindo a mesma quantidade de calorias, mesmo sabendo que ultrapassa suas necessidades energéticas diárias, a opção é aumentar o tempo ou a intensidade das atividades físicas para que o corpo queime essa energia extra.

No próximo artigo: Você realmente quer emagrecer?

Um abraço e até lá!

(Visited 273 times, 1 visits today)
Share

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>