Conheça o Óleo de Girassol

Share

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios das sementes de girassol, mas hoje, falaremos sobre o óleo extraído dessas mesmas sementes.

Se você ainda não ouviu a respeito deste óleo, fique atento aos programas de televisão, revistas e a vários tipos de mídias, que serão lançadas muito em breve pelas indústrias de todo o país. Assim como o óleo de coco, que virou febre nacional em questão de meses, o óleo das sementes de girassol provavelmente terá o mesmo desfecho. Isso porque uma de suas possíveis características é a de queimar a gordura corporal acumulada.  O ômega 6 é considerado um ácido graxo essencial, pois não é produzido pelo organismo e deve ser consumido a partir da alimentação. Sabe-se que essa gordura auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e também a estabilizar a glicemia. Porém há estudos em desenvolvimento relacionando o ácido linoléico, com a capacidade da redução da gordura corporal devido a sua propriedade de transformar a gordura acumulada em energia disponível para a musculatura.

Mas as qualidades desse óleo não param por aí. Sabe-se que o óleo, especialmente, o da semente do girassol, é rico em vitamina E, uma vitamina antioxidante capaz de proteger as células do corpo contra a degeneração causada pelo estresse oxidativo. Ao longo dos anos, toda a poluição que respiramos, todo a gordura que comemos, todas as emoções negativas que sentimos, todo a privação de sono que passamos, o excesso de ruído que ouvimos, tudo isso, causa o chamado estresse oxidativo, que trata-se, na verdade, de um processo natural que ocorre em todos os seres vivos, porém em nossa vida corrida e altamente intoxicada é sentido mais rapidamente, e uma de suas consequências pode ser o desenvolvimento de vários tipos de cânceres devido a incapacidade do corpo de impedir a degeneração de suas próprias células. Assim, percebe-se a importância que a Vitamina E tem em auxiliar a regeneração das células do corpo ou mesmo em impedir que ocorra uma oxidação excessiva das mesmas.

Benefícios gerais do óleo de girassol:

  • Auxiliar da redução dos níveis de colesterol ruim;
  • Possível capacidade de reduzir a gordura corporal geral a partir da quebra das moléculas de gordura estocadas, transformando-as em energia para os músculos;
  • Efeito antioxidante, promovido pela vitamina E;
  • Fonte de ácidos graxos essenciais.

Como é encontrado

O mais comum é o óleo vendido em supermercados ou mesmo casas de produtos naturais. Este é líquido e se assemelha com outros óleos como os de soja e de milho. Mas a tendência atual é produzir em cápsulas por indústrias nutracêuticas. Essas cápsulas são gelatinosas e contém nada mais do que o próprio óleo de girassol revestido. Se for comprar, lembre-se de procurar uma marca de credibilidade e fica a dica de procurar um nutricionista antes de consumi-lo, pois todos os alimentos encapsulados são concentrados e o uso incorreto pode acarretar em riscos para sua saúde. Um nutricionista pode lhe dizer a quantidade correta de consumo diário segundo a necessidade de seu organismo.

Um abraço e até  a próxima!

(Visited 817 times, 1 visits today)
Share

2 Comments

  1. Caramba, não sabia que o óleo de girassol tinha tantos benefícios!
    Aqui em casa, minha mãe usa óleo de soja ainda, porque é o mais comum e é “cultura” entre os brasileiros. E como é ela que cuida da cozinha, ainda não consegui convencê-la a pagar um pouco mais, rs.

    Mas gostaria de sugerir um post, se possível. Seria legal um texto com os benefícios (ou desvantagens) do próprio óleo de soja. Porque mesmo que usemos outros óleos as vezes, o de soja ainda é predominante na alimentação.

    Abraços! E mais uma vez, parabéns pelo ótimo trabalho do blog! Eu sou completamente viciada em nutrição, e a cada dia aprendo novas coisas aqui.

  2. Conheci este óleo sem querer e o experimentei por curiosidade. Achei o sabor bem agradável e bom para complementar saladas. Agora, vendo tantos benefícios vou voltar a consumi-lo.
    Acredito que orgânico seja ainda melhor pois li que combatem os radicais livres. É difícil encontrar, mas vale à pena procurar. Eu sou do Rio e comprei na Saúde Delivery (www.saudedelivery.com.br). Fica a dica.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Conheça o Óleo de Girassol | Alimentação Saudável - [...] [...]

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>