Beba água de coco!!

Share

O calor do verão sempre nos lembra querer sombra e água fresca, e, se a água for de coco, melhor ainda, geladinha é uma verdadeira delícia, mas não se resume somente ao seu sabor, a água, e o coco em si, têm diversas propriedades nutritivas que ajudam a hidratar e manter a saúde em dia!

Propriedades do coco

O coco é uma excelente fonte de vitaminas, sendo vitaminas B1, B2, B6 e vitamina C. A vitamina B1, também conhecida como tiamina ajuda a controlar o diabetes e sua falta pode causar alterações circulatórias, musculares e digestivas. A vitamina B2, ou riboflavina, ajuda a melhorar o desempenho físico e protege de lesões (principalmente atletas). A vitamina B6 aumenta a imunidade, melhora os sintomas da TPM e também ajuda a controlar o diabetes. Já a vitamina C, como todos sabem, tem poder antioxidante, ajudando a prevenir câncer, aumenta a imunidade principalmente contra resfriados e infecções.

O coco também possui diversos minerais, entre eles o potássio que além de prevenir contra derrames é bom para o tratamento e prevenção da pressão alta, fósforo, que ajuda no bom funcionamento do organismo e combate a fadiga, cálcio, que ajuda no crescimento e fortalecimento dos ossos, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares, magnésio, que previne problemas de próstata nos homens, previne hipertensão e problemas cardiovasculares e é útil no combate à depressão, possui também sódio, que ajuda na contração muscular, condução nervosa e produção de energia, por último possui ferro, que evita anemia, participa no processo de produção de energia e no processo da respiração.

As formas de consumo

Do coco se utiliza todas as partes:

  • da polpa é extraído o leite de coco, que em muitos lugares do país é usado como substituto ao leite materno, pois possui quase as mesmas propriedades que este;
  • também da polpa é que é feito o coco ralado, muito encontrado em supermercados, o mais interessante aqui é que ele é docinho, mas não é adoçado em seu beneficiamento, ele já contém grande quantidade de açúcar natural, da própria fruta;
  • ainda da polpa é feito o óleo de coco, que é a primeira prensa a frio, ótimo para ajudar em regimes de emagrecimento;
  • da parte externa do coco são retiradas as fibras que são usadas para fazer tapetes, cordas e até linhas de pesca;
  • da casca se faz cuias e utensílios;
  • mas a melhor parte está na água do coco, que é consumida in natura, dentro do próprio coco, geladinha.

A água de coco

Essa é sem dúvida a melhor água que existe, já vem cheinha de nutrientes dados pela própria natureza! Ela tem um sabor agradável, é nutritiva,  hidratante, refrescante, remineralizante e reguladora das funções intestinais.

Ela contém sódio, potássio, cloro e glicose, essa última tendo sua composição praticamente a mesma do soro sanguíneo, podendo ser usada como soro natural (sim, exatamente aqueles que se usa em hospitais).

É excelente para matar a sede e muito útil para pessoas que estão em tratamento de quimioterapia, já que ajuda a repor os minerais perdidos pela falta de apetite. Também é ótima para atletas, ajudando a repor a energia.

Tratamento para os cabelos com água de coco

Além de ser excelente para ingerir, a água de coco também pode ser usada para fazer hidratação e dar brilho aos cabelos, sendo usada batendo no liquidificador com sua polpa por 1 minuto e fazendo uma máscara nos cabelos por 20 minutos, os cabelos ficam nutridos e macios, ótimo para dar aquela melhorada nos cachos após os dias de verão na praia ou piscina.

Também é possível só enxaguar os cabelos com a água de coco pura, no último enxágue, ajudando na nutrição dos fios.

Onde encontrar

É muito fácil encontrar o coco ou a água de coco, principalmente no litoral, existem milhares de barraquinhas vendendo esse néctar dos deuses à beira da praia. Também é encontrado nos supermercados e feiras, tanto o coco verde quanto o seco.

Mas a água de coco também é vendida em garrafinhas nos supermercados, essa, além de não ter gosto nem parecido com a água de coco natural (eu acho horrível), é cheia de conservamtes, que só fazem mal ao nosso organismo. Por isso evite as águas industrializadas.

A água de coco também fica deliciosa batida com frutas, fazendo sucos verdadeiramente refrescantes e deliciosos.

E você? Já tomou sua água de coco hoje?

Um abraço e até a próxima!

(Visited 1.804 times, 1 visits today)
Share

3 Comments

  1. Olá, Equipe da Alimentação Saudável.Bom dia!
    Cada dia que passa, eu admiro muito mais este site, pois hoje em dia, que nada é de graça, nós termos acesso a estas matérias sobre como melhorarmos nossa alimentação e consequentemente nossa saúde é M A R A V I L H O S O e devemos prestigiar e divulgar sempre!Adoro todos os artigos e tenho aprendido muita coisa sobre nutriente, vitaminas,minerais e outros mais.Continuem assim. Fiquei surpresa com tantos benefícios da água de coco, obrigada por tão importante informação.Glória

    • @Gloria: Olá Glória!
      Ficamos felizes que o site está sendo útil para você!
      Um abraço!

  2. probably understand sustain which Windows eight Purchaser Critique was released lately. Its this that ‘microsoft’ will be wagering their own future with, combining their own Offered Apple’s “Vista” (ie. Lion), this can end up being worth a glance.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>