Aminoácidos: O que são e para que servem?

Share

AminoácidosOs aminoácidos são, basicamente, micro estruturas orgânicas utilizadas pelo organismo. São indispensáveis na construção e manutenção de tecidos (como o tecido muscular). Além disso, servem para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios, fornecimento de energia e também na regulação de processos metabólicos.

Os Grupos de Aminoácidos

Existem dois grupos básicos de aminoácidos, aqueles que o corpo humano não pode sintetizar, isto é, produzir, e outro grupo para os aminoácidos que o organismo é capaz de produzir.

Aminoácidos Essenciais

Esses aminoácidos são chamados de essenciais porque são indispensáveis pelo organismo. O corpo não consegue sintetizá-los, portanto, devem ser obtidos através da alimentação. Há nove elementos nesse grupo. São eles: Histidina; Isoleucina; Leucina; Lisina; Metionina; Fenilananina; Treonina; Triptofano e Valina.

Aminoácidos Não-essenciais

Os aminoácidos desse grupo podem ser sintetizados pelo organismo em situações normais, ou seja, se o indivíduo estiver saudável, não estando acometido por doenças. Os elementos desse grupo são: Alanina; Arginina; Asparagina; Ácido Aspártico; Cisteína; Ácido Glutâmico; Glutamina; Glicina; Prolina; Serina e Tirosina.

Como dito, esses aminoácidos podem ser produzidos pelo corpo em situações normais. Entretanto, em casos como de doenças graves, o corpo pode não ser capaz de produzir alguns desses aminoácidos, o que leva a dividir o grupo de aminoácidos não-essenciais em dois grupos: o dos condicionalmente indispensáveis e o dos verdadeiramente dispensáveis.

Condicionalmente indispensáveis

No caso de algumas patologias e problemas fisiológicos, a produção dos seguintes aminoácidos pode acabar ficando prejudicada, sendo necessário ingeri-los a partir da alimentação: Arginina; Cisteína; Glutamina; Glicina; Prolina; Tirosina.

Verdadeiramente dispensáveis

São os aminoácidos que o corpo consegue produzir sem problemas, independente da situação. São eles: Alanina; Asparagina; Ácido Aspártico; Ácido Glutâmico; Serina.

As fontes de Aminoácidos

As boas fontes de aminoácidos são as boas fontes de proteínas. Isso inclui tanto os alimentos de origem animal (carne vermelha, de porco, de aves, ovos, leite, lacticínios) quanto os alimentos de origem vegetal (leguminosas como o feijão, lentilha e tremoço, cereais como o arroz, a quinoa, a aveia, além de frutas apesar do teor reduzido e hortaliças).

Por isso é importante o consumo deste tipo de alimentos para que tenhamos uma vida saudável.

Um abraço e até a próxima!
(Visited 9.858 times, 1 visits today)
Share

2 Comments

  1. acho muito importante todas essas notícias, porque possamos ficar por dentro de tudo o que acontece.

  2. Ingressantíssimo este assunto, afinal temos que conhecer o funcionamento do nosso corpo.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>