Ainda não consome iogurte natural? Deveria…

Share

iogurte naturalHoje vou falar de um alimento que deveria ser parte constante em nossa dieta, pois tem muitos valores nutritivos, previne doenças, melhora a digestão e aumenta a longevidade: o iogurte natural.

Ele contém os famosos lactobacilos, que são bactérias que ajudam a manter o bom funcionamento de nosso organismo destruindo as bactérias maléficas, melhorando nosso sistema imune.

As propriedades nutricionais

Além de rico em fibras, o iogurte natural é rico em proteínas, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D e minerais como o cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro.

Os lactobacilos regularizam o processo digestivo e imunizam o corpo contra infecções, também ajudam em casos de  alergias.

Algumas idéias de consumo:

O iogurte possui um gosto ácido, quase azedo, e muita gente não gosta, então, aqui estão algumas idéias de como consumi-lo e de quebra prevenir e diminuir os sintomas de várias doenças:

  • Com aveia: ótimo para quem tem colesterol alto e sofre de arterosclerose;
  • Com uvas escuras: as bactérias do iogurte destroem o ácido úrico, por isso é eficaz contra gota e ácido úrico;
  • Com linhaça e frutas: batido no liquidificador com uma colher de linhaça e uma fruta como mamão ou ameixa, é eficaz contra prisão de ventre;
  • Com farinha de casca de ovo,  uvas passas pretas e gergelim preto: com uma colher de cada desses ingredientes ajuda a quem tem osteoporose;
  • Com nozes: com 3 unidades de nozes batido no liquidificador é tônico cerebral;
  • Com mamão papaya: para quem sofre de doenças de alzheimer;
  • Com banana e gérmen de trigo: para quem sofre de depressão, já que a banana é rica em triptofano, que é transformado em serotonina pelo organismo, o hormônio do bem estar;

Outra idéia é consumir o iogurte com linhaça e morango, podendo ser adicionado um pouco de açúcar ou adoçante, prefira os feitos com  stévia, que são mais saudáveis. Também pode ser misturado com mel, noz-moscada ou uvas passas, assim ele perde um pouco a acidez.

Consuma o iogurte natural todos os dias, preferencialmente no café da manhã, também é possível acrescentar a ele duas a três colheres da ração humana, para potencializar o consumo de fibras. Também pode ser consumido com salada de frutas, molhos e recheios.

O iogurte natural na dieta de emagrecimento

Esse é o iogurte indicado para quem quer perder peso, além de ser extremamente saudável e só fazer bem ao organismo, não tem adição de nada além das culturas microbianas (lactobacilos) e do leite, sem adição de açúcar.  Existe ainda o tipo desnatado, que possui menos gordura, podendo ser consumido sem problemas para quem está de dieta.

Uma boa idéia é bater o iogurte com morangos, pois vai alimentar e nutrir sem engordar.

Como ele é natural, é preciso um pouco mais de trabalho para consumi-lo, já que tem que bater no liquidificador com alguma fruta, mas tem quem o coma somente acrescentando açúcar.

Também pode ser feito em casa, com ou sem iogurteira, nesse caso o ideal é que o leite utilizado seja orgânico, ou pelo menos de saquinho e não os de caixinha. Existem fermentos no mercado específicos para fazer o iogurte. Na falta de um caseiro, corra até um supermercado e procure por iogurte natural, eles ficam na mesma prateleiras dos iogurtes com sabores, muito conhecidos, porém são muito mais saudáveis.

Não deixe de consumi-lo!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 2.105 times, 1 visits today)
Share

4 Comments

  1. Aproveito esta oportunidade para vos agradecer e incentivar a continuar com o vosso excelente trabalho sobre a alimentação saudavel. Os vossos conselhos são uma fonte de vida e saude para mim.

  2. Oi Sandra,

    Esse blog é bem informativo, você esta fazendo um trabalho ótimo.

    Um abraço,

  3. Iogurte Natural aumentando a SEROTONINA foi de grande valia. Minha mamãe sofre de depressão e essa orientação é maravilhosa !!!
    Bjs a todos, continuem divulgando SAÚDE,
    iz.

  4. Estou tomando o Danone com uma colher de granola após academia.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Ainda não consome iogurte natural? Deveria | Alimentação Saudável -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Sandra Baroni, Alimentação Natural. Alimentação Natural said: Ainda não consome iogurte natural? …
  2. Iogurte e os benefícios que ele pode trazer - Saúde em Alta - […] Leia também: Veja as diferenças entre o iogurte grego e iogurte natural Aprenda a inserir lanches saudáveis e nutritivos …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>